A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula genital interna localizada no períneo masculino. É um órgão, do tamanho de uma noz, pesando cerca de 20 a 25g, que produz substâncias que irão fazer parte do líquido seminal.

A próstata possui um “túnel” no seu interior, deixando passar, por dentro dele, a urina. Imagine um carretel de linha. Ele possui um túnel no seu miolo. Na próstata este túnel é a uretra prostática, por onde passa a urina. Por isto, a próstata além de ser um órgão genital, também faz parte do aparelho urinário.

A próstata não fica dentro do reto. Ela é vizinha do reto. Através do toque retal, podemos avaliar a consistência desta glândula. Isto é importante no diagnóstico do câncer. Através do toque retal, podemos saber se a superfície da parte posterior da próstata é lisa ou irregular e se a consistência é elástica ou pétrea.

A próstata, na sua porção anterior, situa-se bem atrás do osso do púbis.

Ela está logo abaixo da bexiga, na verdade, não havendo separação entre ela e a bexiga. Tão logo a bexiga vai terminando, a próstata já vai começando. Tudo está em continuidade.

  

Os homens acima dos 40 anos estão sujeitos a apresentar problemas na próstata. Os três principais são: crescimento benigno (HPB), câncer (maligno) e prostatite (inflamação não maligna). São três doenças diferentes que podem acontecer no mesmo órgão.

Uma doença não se transforma em outra, mas podem ocorrer ao mesmo tempo.

O crescimento benigno (HPB) ocorre na parte mais próxima ao canal da urina (uretra prostática - área C). Ele ocorre mais no "miolo" da próstata, em torno da uretra. Se este crescimento causar alguma obstrução na uretra, o paciente poderá ter dificuldade para urinar. No entanto, existem pacientes com próstatas grandes em que a uretra não está obstruída e outros em que a próstata nem cresceu tanto e já está obstruindo. Cada caso pode ser diferente do outro. HPB é muito frequente, mas felizmente não se transforma em câncer. A maioria dos pacientes pode ser acompanhada sem necessidade de cirurgia.

 

A PRÓSTATA E SUAS DIFERENTES REGIÕES

U = URETRA;  A = ZONA PERIFÉRICA; B = ZONA CENTRAL; C = ZONA DE TRANSIÇÃO e D = ZONA ANTERIOR

 

O câncer de próstata ocorre mais comumente na periferia da glândula (área A), mais longe da uretra prostática.

Por isto os tumores pequenos, que são os de maior chance de cura, podem não causar sintomas de obstrução urinária. Por este motivo os homens não devem esperar pelos sintomas urinários para procurarem o exame de próstata. O tumor no estágio de maior chance de cura não se acompanha de sintomas.

 

As prostatites podem ser agudas ou crônicas e geralmente estão relacionadas a processos de infecção urinária