PROSTATITES

As prostatites podem ser crônicas ou agudas.

Podem ser infecciosas ou inflamatórias.

As prostatites agudas podem ocorrer em concomitância a um quadro de infecção urinária. A glândula prostática pode sofrer processo inflamatório agudo, aumentar subitamente de tamanho e levar à retenção urinária. 

Os quadros agudos podem vir acompanhados de febre e calafrios, além de desconforto perineal e dificuldade para urinar. Habitualmente o tratamento se faz com o uso de antibióticos. Se houver comprometimento do estado geral do paciente, pode ser necessária uma internação. Nos casos em que há retenção urinária, pode ser necessário o uso de sonda vesical.

As prostatites crônicas se manifestam por sintomas urinários irritativos de longo período de evolução. Quando a cultura de urina e o EAS são normais, provavelmente não há infecção. No Brasil, na vigência de sintomas crônicos, é prudente a investigação de tuberculose urinária/prostática.

Não é rara a dor pélvica masculina que se confunde frequentemente com prostatites crônicas. Para as dores pélvicas masculinas a estratégia é o tratamento da dor nos seus variados esquemas disponíveis.